Home » Artigos » GESTÃO DE FUTEBOL COM COMPETÊNCIA

GESTÃO DE FUTEBOL COM COMPETÊNCIA

 

Por Luis Antonio Santos e Santos

 

Jogar fora do seu pais de origem é o sonho de 10 entre 10 atletas de futebol dos clubes brasileiros, ou mesmo dos meninos que estão iniciando no futebol. O caminho para chegar até lá não é fácil, já que um atleta precisa, primeiramente, se destacar no Brasil, antes de ser negociado com um clube estrangeiro.

Nos últimos anos, porém, programas de intercâmbio, como o que venho implantando através das minhas viagens pelo exterior, e também, por todo o Brasil, tem o objetivo claro da busca da afirmação de novos projetos esportivos, profissionais e empresariais que pode encurtar o sonho da realidade. Com isso, resolvi qualificar atletas que estejam sem espaço em seus clubes ou que procurem uma oportunidade no futebol estrangeiro, proporcionando um rápido processo de adaptação no mercado mundial.

crb_colon

Esqueça por um momento a rivalidade futebolística que cerca Brasil e Argentina. 30 de novembro é o dia em que se celebra a amizade entre essas nações, fruto de um acordo feito em 2004 para lembrar a Declaração de Iguaçu, tratado que estreitava os laços políticos e econômicos dos dois países. Entretanto, marque ai na sua “agenda” o dia 20 de julho 2018 como sendo uma data de grande importância para a mudança de paradigma no que tange a parceria futebolística dos Gestores de Futebol brasileiros e argentinos. Isso porque, neste dia nasceu uma nova oportunidade de desenvolvimento profissional em relação a como se faz gestão de futebol entre os dois países.

 

Através do tempo, as parcerias na gestão de futebol vem se tornando uma ferramenta fundamental para o crescimento de um clube no mercado. Inúmeras formas e ferramentas vêm sendo utilizadas durante o tempo para promover não apenas marcas, mas também pessoas. O esporte tem se mostrado uma ferramenta inovadora no que se refere à publicidade de marcas, através de planos de marketing dentro do esporte.

 

Aplicar uma correta gestão esportiva tem se tornado uma ferramenta quase indispensável às grandes marcas, que tem apostado nesse mercado buscando através dele uma identidade pessoal entre cliente e marca, ligando-se não apenas de forma comercial aos seus clientes, mas também de forma afetiva utilizando o esporte como ponte para esta conexão.

 

Para tanto, são detalhados alguns objetivos específicos tais como identificar as vantagens de realizar parceria com uma entidade esportiva, analisar a tomada de decisão no que se refere à disponibilidade de recursos destinados a marketing esportivo e o perfil de federações esportivas e clubes.

 

O consumo esportivo seja ele em sua forma direta (comparecimento a eventos esportivos) ou indireta (assistir/ouvir/ler sobre esporte) é uma atividade comercial que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O esporte tem a capacidade de atingir pessoas de todas as idades, culturas ou classe social, sendo assim, considerado parte integrante em nossas vidas.

 

O Futebol está diretamente ligado com o momento de lazer de seus torcedores, independente de qual capacidade financeira ou estrutural seja, proporciona ao telespectador uma infinidade de emoções que vão desde o amor intenso até o ódio. Essa ligação emocional entre o torcedor e o time, abre caminho para uma grande oportunidade quando se analisa a promoção de um produto, pois durante esse momento de lazer o torcedor se torna mais receptivo as mensagens transmitidas durante a partida ou competição, levando com que o torcedor até mesmo de forma inconsciente faça ligação entre as emoções prazerosas do jogo, as marcas e produtos apresentados durante o mesmo.

 

Pensando nisso, eu, Luis Antonio Santos e Santos (Gestor de Futebol, Radialista, Advogado, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sócio-Torcedor do Esporte Clube Vitoria) aceitei o desafio de compôr juntamente com Roberto Hermenegildo (Advogado, Doutorando em Ciências Jurídicas e Secretario de Educação da Cidade de Santa Luzia do Norte, cidade essa do Estado de Alagoas e Famoso torcedor do CRB ) e David Aguilar (Policial Federal argentino, jogador de futebol e famoso Representante do time argentino Club Atlético Colón da Província de Santa Fé) uma parceria com o objetivo de estreitar os negócios que envolvam atletas e clubes entre Brasil e Argentina buscando o melhor desenvolvimento e retomada da hegemonia do futebol mundial que sempre foi a marca dessas duas grandes potencias.

 

O Esporte Clube Vitoria é um clube de futebol brasileiro da Cidade de Salvador fundado em 13 de maio de 1899 e que disputa o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão.

 

O Club Atlético Colón é um clube argentino de futebol. Sua sede fica na cidade de Santa Fe, capital da Província de Santa Fé. A equipe disputa a Primera División Argentina.

Clube de Regatas Brasil, mais conhecido como CRB, é um clube poliesportivo brasileiro da cidade de Maceió, Alagoas, fundado em 20 de setembro de 1912.

 

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow