Home » Entretenimento » PARABENS PARA TODOS OS RADIALISTAS

PARABENS PARA TODOS OS RADIALISTAS

 

Por Luis Antonio Santos e Santos

Nos bastidores da televisão e do rádio, um profissional trabalha para fazer tudo acontecer. Esse profissional é o radialista! Esses comunicadores produzem todo o encanto que a mídia nos proporciona. A todos esses profissionais parabenizamos pelo seu dia. Feliz dia do Radialista!

feliz dia do radialista

O dia do Radialista sempre foi comemorado em 21 de setembro, e mesmo após a Lei n.º 11327, de 25 de julho de 2006, sancionada pelo então Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, em homenagem ao musico e radialista Ary Barroso, nascido em 07 de novembro de 1903 que mudou o dia para 07 de novembro, nós radialista não abrimos mão de comemorar o verdadeiro dia do Radialista.

As Rádios são veículos de comunicação de massa que atuam como instrumentos de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade.

O Radialista é o profissional com formação múltipla, sólida e abrangente, não só para responder às inovações tecnológicas, mas para atuar com criatividade, crítica e flexibilidade na oferta das programações, cientes do papel cultural que esses meios exercem nas diferentes camadas sociais, tanto como veículo de informação e entretenimento.

Os profissionais do Radio na atualidade deve gerenciar seu percurso profissional, com iniciativa e de forma empreendedora, visualizando oportunidades de trabalho nos diversos setores e possibilidades para projetar seu itinerário formativo, seja prestando serviços em organizações ou na condução do seu próprio negócio.

Devemos considerar no contexto da vida dos Radialistas que desde o inicio existia o hábito de reunir a família em torno do rádio. O veículo foi introduzido oficialmente no Brasil em 1922 e até os anos 30-40, os tamanhos dos receptores eram avantajados. Essa característica favorecia as reuniões de família e de amigos em torno do rádio. E é justamente ai que surge a importância do Radialista. Na verdade, o Radialista (Locutor) por muitas vezes passava a ser considerado como membro dessas famílias.

O estilo objetivo, contrastando com a realidade da programação da maioria das emissoras, e as características da voz de cada locutor, deram ao Radio vibração, agilidade, garantindo credibilidade junto ao público.

O rádio deve ter uma linha de ação norteadora a todos os que têm compromisso com o microfone. Não só o repórter, o redator, mas principalmente o locutor, deve mensurar o que vai expor aos seus ouvintes. O radialista, seja qual for o seu campo de atuação, tem o dever de cultivar a precisão, a clareza, a objetividade, a seriedade. Mais do que uma bela voz, o locutor tem que exercer a cidadania com ética e educação.

SER TOP É COISA DE RADIALISTA

Mesmo após séculos e muito avanço na tecnologia o rádio ainda é o meio de comunicação mais ouvido e muito acessado, ainda é o meio de comunicação importante na nossa atual e futura sociedade. Seja pela a internet ou no rádio e no telefone o rádio não sai de moda. Mais um elemento marcante é a presença do Locutor ou Radialista no estúdio da rádio, seja FM,  AM ou online é o fator principal, o elo que faz a maquina andar e interagir com o ouvinte do outro lado. Na locução musical, ainda existe aquela velha química do locutor e o publico do seu determinado horário, seja o programa sertanejo ou pop e Romântico.

Tudo depende de achar o objetivo certo e na hora certa, pois cada vez mais a nossa sociedade ainda quer ouvi a voz do locutor anunciando o nome da música do seu cantor favorito, mandando aquele recado para aquela pessoa especial. É primordial que o radialista não se envolva nos acontecimentos que descreve. O conceito de imparcialidade surgiu no século XVII e foi se estendendo aos dias atuais, através do liberalismo. A ética deve fomentar os bons princípios, a interação com o público-alvo, o respeito mútuo. Que as sementes plantadas sejam regadas com dedicação, zelo, amor a profissão e em conseqüência natural, a audiência e carinho do público ouvinte.

O rádio convencional conhecido pelas siglas AM (Amplitude Modulada) e FM (freqüência Moduladas) é o mais ouvido. O rádio on-line também tem contribuição valiosa para os amantes da internet. As rádios comunitárias fazem parte do rol desempenhando papel relevante para a comunidade a que pertence. Com o avanço tecnológico também surgiu o rádio digital com som mais nítido e sem nenhuma interferência que possa maltratar os ouvidos dos ouvintes. Assim caminha a radiodifusão com suas nuances, novidades e tecnologias. E não podemos esquecer das rádios de poste que faz um excelente trabalho nas comunidades carentes.

Tendo que desempenhar inúmeros papéis, os radialistas buscam um atalho para conseguir informações, utilizando principalmente a Internet. Com isso, é notória a substituição do jornalismo de natureza substantiva, ou seja, a notícia construída a partir do relato do radialista, pelo de natureza adjetiva.

Muitos de nós já recebemos em nossos lares belas canções, emocionantes mensagens e a importante companhia que vem nos fortalecer quando nos sentimos sozinhos. Quem não lembra de expressões como:

“mocinhas….”

“conte comigo torcedor amigo…”

“nasceu…..tome sua porradinha de leve…”

“fala broder….”

“empurra…”

“meus amigos….”

“levanta…levanta, levanta vai….levanta vai…”

“onde estão seus filhos agora…..”

São só exemplos de alguns profissionais que sempre tivemos como verdadeiros anjos. São profissionais que sempre nos tiraram da angustia e merecem todo nosso respeito.

O que falar das atuais vozes que nos acalentam nas rádios seja ela FM, AM, online, Comunitária ou de poste. São eles e elas…Radialistas que continuam encantando e acalentando os nossos corações. Para todos esses profissionais o nosso parabéns e o desejo de que sejam cada vez mais respeitados.

FELIZ DIA DO RADIALISTA

Luis Antonio Santos e Santos

Radialista, Gestor de Futebol, Advogado e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow